Dose Diária de Macro: PIB US forte e Jobless Claim ainda baixo

Fala turma! Enfim, chegamos no dado mais aguardado da semana. O PIB americano, mais uma vez, veio forte e ficou acima das estimativas no dado divulgado do 4T23.

Além disso, o Jobless Claim (pedidos de seguro desemprego) permaneceram abaixo das estimativas, confirmando que o mercado de trabalho continua resiliente.

O GDP americano (PIB) no 4T23 cresceu 3,4%, ainda mostrando bastante força e sendo puxado por gastos com consumo. Agora, são seis trimestres consecutivos de crescimento.

Os gastos com consumo terminou o último ano mostrando bastante força.

Destrinchando um pouco mais o dado, como é possível ver abaixo, gastos com consumo são quase 69% do PIB americano e mais uma vez, ajudou no crescimento do indicador.

Além disso, vale chamar a atenção para alguns destaques no PIB americano do quarto trimestre. Quando comparado com a 3º revisão de hoje com a 2º revisão (o que tá em parenteses), é possível notar que houve mais crescimento:

– Gastos com bens +3% (+3,2%)

– Gastos com serviços +3,4% (+2,8%)

– Investimento Fixo +3,5% (+2,5%)

– Gastos Governamentais +4,6% (+4,2%)

E quando olhamos dentro dos gastos com consumo, os gastos com consumo de serviços, continuaram bem fortes.

Em termos trimestrais, o GDI (Rendimento Interno Bruto, em laranja) recuperou fortemente no 4T23, crescendo +4,8%. Uma melhoria importante dadas as divergências entre o GDI e o GDP (PIB, em azul) nos últimos dois anos.

Lembrando que, o GDI serve para entender como que está a geração de renda em todos os setores da economia (envolvendo salários, lucros, impostos etc).

O GDI estava sinalizando um crescimento mais lento, que poderia estar sendo impactado pelo momento mais desafiador e de demissões nos EUA. Isso fica melhor representado quando olhamos os Chapter 11 filings (pedidos de falência), que estavam aumentando até 2023.

De qualquer maneira, o GDI ter voltado a acompanhar o PIB, é um sinal de que a economia realmente está forte. Isso também é um sinal de que as projeções de inflação podem continuar sendo revisadas para cima.

Enquanto isso, do lado dos Pedidos Iniciais de Seguro Desemprego (Initial Jobless Claim), o dado caiu para 210mil pedidos, abaixo das estimativas (212mil).

Os Pedidos de Seguro Desemprego Continuo aumentaram um pouco só.

Por fim, os Pedidos Iniciais de Seguro Desemprego vem caindo desde 2023 (linha roxa) e começam o ano de 2024 um pouco mais de lado (linha azul).

Entretanto, ainda na faixa que muitos economistas consideram como “sweet spot”, que é essa faixa entre 200-240mil pedidos.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *