Fala turma! Passado o carnaval, vamos olhar para os dados mais recentes que saíram nos Estados Unidos.
Começando pelo sentimento das pequenas empresas, medido pela NFIB, que é a associação de pequenas empresas dos Estados Unidos. Apesar do dado de dezembro, ter mostrado uma melhora, o dado de janeiro já mostrou o oposto, um recuo no sentimento das pequenas empresas.

Além disso, as expectativas de vendas (seja de serviços ou produtos) das pequenas empresas também se deterioraram. Uma parte dessa piora, foi devido ao tempo mais frio em algumas regiões dos EUA.

Todavia, poucas empresas pequenas estão esperando para aumentar o preço dos seus produtos ou serviços. Um declínio que vem forte desde 2021.

Tem um ponto que continuou a piorar mesmo em relação aos dados anteriores, que foram as contratações. Não só as contratações estão em queda, como os planos para contratar também.

Esse último gráfico, vai de encontro com o que temos visto nas divulgações de resultado desses últimos trimestre. Mais empresas americanas divulgando que vão demitir (layoffs) e reestruturar algumas de suas áreas.

Lembrand que, se tiver mais demissões, já podemos esperar um aumento no jobless claim (pedido de seguro-desemprego) por parte daqueles que perderam o emprego.

Por fim, vou comentar rápidamente do mercado de varejo americano (retail), por conta dos dados mais recentes que foram divulgados. Pelo visto, aconteceu um pullback (uma volta, um revés) no varejo online no mês de janeiro.

Essa volta não é muito esperada no mês de janeiro, dado que é um mês mais reprimido, devido as compras que já aconteceram na black friday (novembro) e as festas de final de ano (dezembro).
De qualquer forma, é algo para se acompanhar, ainda mostrando certa força. Mesmo com o dado de compras em lojas físicas recuando, o que é esperado no mês de janeiro.
Leave a Reply