Dose Diária de Macro: Estagflação nos EUA?

Fala turma! Chegamos no dia mais importante da semana, dados do PIB americano, inflação PCE (a mais acompanhada pelo banco central americano) e Jobless Claim (pedidos de seguro desemprego).

Acontece que possivelmente os Estados Unidos entrou em um dos piores cenários, dado que o PIB surpreendeu para baixo e a inflação PCE voltou a acelerar.

Isso se resumiria ao estado de estagflação, quando a economia não cresce mais no mesmo ímpeto que crescia, porém, a inflação do país continua a aumentar.

Sem mais delongas, vamos entender.

Começando pelo PIB americano, que surpreendeu para baixo. O PIB cresceu 1,6% no primeiro trimestre de 2024, uma desaceleração de ~50% vs 4T23.

Não bastava vir abaixo das estimativas e ter desacelerado bastante frente ao último trimestre, a inflação também tinha que vir acima do esperado. A inflação Core do PCE (a mais acompanhada pelo banco central americano) cresceu 3,7% e veio acima das estimativas dos analistas.

A inflação Core exclui da conta os itens de alimentos e de combustíveis (que tendem a ser mais voláteis) da inflação de consumo pessoal dos americanos.

Apesar desse cenário pior para os EUA, a demanda final ainda parece sólida, dado que as importações cresceram também.

Lembrando que, ~70% do PIB americano é consumo. Este item cresceu 2,5% no dado divulgado.

Uma outra parte, é composta por gastos do governo, que nos últimos 3 trimestres de 2023, deram uma acelerada maior no crescimento do que em relação ao consumo (tabela abaixo do gráfico). Colocando em reflexão o fiscal americano.

De qualquer forma, o consumo está desacelerando também, segundo o relatório do BofA.

O momento de mercado de trabalho mais “soft” (mais brando), com uma inflação maior e um crescimendo economico mais devagar é um dos piores cenários para a maior economia do mundo.

Eu já havia comentando no dia 10 abril/24 sobre uma possível estagflação. Parece que ela chegou. Não sabemos quanto tempo pode durar, mas o cenário é ruim, pois o FED (banco central americano) fica amarrado.

Se cortar o juro, inflação pode andar muito mais. Se aumentar o juro, pode dar um “crash” na economia. Não parece muito bem um cenário de “soft landing” (pouso leve da economia).

Com os yields (rendimentos) das Treasuries andando mais, o mercado agora precifica apenas 1 corte para 2024, sendo que ele foi postergado para setembro.

Eu acho bastante difícil ter algum corte esse ano. Lembrando que, começamos 2024 com a expectativa de 5 cortes na taxa de juro americana.

Por fim, Initial Jobless Claim (pedidos iniciais de seguro desemprego) vieram abaixo do esperado, mas dentro da banda dos 200-220k de pedidos. O dado de abril foi de 207 mil pedidos, abaixo das estimativas.

Pedidos Continuos ficaram em 1,78 milhões, também abaixo das estimativas, mas dentro do esperado pelo mercado. O principal driver agora é entender, quanto tempo de estagflação e quanto tempo com juro alto por mais tempo.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *